Japan

27/12 - 1º dia de aula, andamos até Roppongi e ficamos o dia inteiro estudando intensivamente o nihongo e na última aula, foi feita uma festa de boas vindas e fomos ao famoso cruzamento de Shibuya.

1ºdia de aula

2º dia de aula

28/12 - 2º dia de aula, estudamos o dia inteiro e voltamos para o hotel no final da tarde, nos dividimos em grupos para ir até Akihabara, Shinjuku e Shibuya. Compramos nossas jantas na loja de conveniência.

3º dia de aula

29/12 - 3º e último dia de aula, estudamos bastante e no final fizemos uma pequena apresentação de dança e música para demonstrar nossa gratidão. Voltamos para o hotel no final no dia.

Dia Livre

30/12- Dia livre, fomos fazer compras no Daiso e visitamos pontos turísticos da região.

Asakusa - Sensouji

31/12 - Acordamos cedo para ir em Asakusa, onde se localiza o Asakusadera, um dos templos budistas mais famosos do Japão e resto do dia foi livre para compras. Fomos conhecer lugares como Shibuya, Akihabara.

Meiji Jingu - Saitansai/ Harajuku

1/1 - Ano novo, demos presente de amigo secreto e comemoramos com chocotones e nozes. De manhã, fomos ao Meiji Jingu, um dos templos xintoistas mais importantes do Japão e abriga um dos 3 itens sagrados do Xintoísmo. O resto do dia foi livre e aproveitamos para conhecer a rua mais famosa de Harajuku.

1ª aparição do ano do Imperador Akihito e visita ao Yasukuni Jinja

Logo cedo entregamos as bandeirinhas do Japão para as pessoas e fomos ver o imperador. Almoçamos em uma rua cheia de barraquinhas de comidas tipicas do Japão para depois visitarmos o Yasukuni Jinja

Aula de Shodô com a Iidaka Sensei

4/1 - Fomos até ao Budoukan para termos uma aula especial com a Iidaka sensei, uma mestre na arte do Shodô. Apesar de ter durado quase seis horas, nem percebemos o tempo passar e aprendemos muito.

Campeonato de Shodô no Budokan

5/1 - Foi a última coisa que fizemos em Tokyo antes de irmos à Obitsu. Foi interessante escrever Shodô na frente dos jurados e em meio ao publico de todo o Japão que estava reunido para o campeonato. Após isso, pegamos o ônibus para Obitsu.

Chegada ao Kouminkan, em Obitsu

Prefeitura de Kimitsu e a maior fábrica de aço do Japão

6/1 - Segundo dia em Obitsu, fomos conhecer 小櫃中学校 e a prefeitura de Kimitsu. Fomos recebido pela a mascote (Kimipyon) e todos os vereadores da prefeitura na entrada. Fizeram uma festa de boas-vindas e logo depois, fomos conhecer a câmara dos vereadores de Kimitsu. Logo depois, fomos à maior fábrica de ferro do Japão, saber um pouco mais do processo de transformação de ferro para aço.
E comeca o segundo homestay em Obitsu.

Cerimônia de boas vindas do Obitsu Tyu Gakkou e visita ao túmulo do Yanai-san

7/1 quarto dia em Obitsu, fomos ao 小櫃小学校 passar um dia de aula com os alunos, foi muito divertido, nos dividimos em grupos de 5 e fomos em todas as series do fundamental 1. Brincamos, estudamos e jogamos futebol. Logo apos o almoço, os alunos fizeram uma pequena festa de boas vindas com uma apresentacao de shodoe musica, aprendemos a tocar instrumentos musicais tradicionais japoneses e fizemos um shodo dos kanjis q recebemos. apos a cerimonia fomos embora e fomos as nossas casas de homestay.

Dia em Obitsu Sho Gakkou

8/1 - passamos o dia no 小櫃中学校、estudamos juntos com os alunos do colégio, conversamos, brincamos com os alunos no intervaloe depois

fomos para o homestay

Dia em Obitsu Tyu Gakkou

9/1- brincamos de empinar pipa e logo após tivemos uma apresentação de duas historinhas de desenhos e voltamos para o Kominkan andando nas estradas que cortam as plantações.

10/1- fomos ao sea world com os alunos do sho gakkou. Olhamos peixes de várias espécies e assistimos espetáculos de orcas, golfinhos, focas e belugas. Na volta passamos em um shopping e alguns ficaram jogando no gamecenter e outros foram fazer compras no daiso

Sea World

11/1- fomos a Tokyo disneyland, juntos com os alunos do obistu tyu e sho, nos separamos em pequenos grupos e pegamos o fast pass e entramos em brinquedos com pouca fila, no final do passeio, fomos em brinquedos mais divertidos com o fast pass.

Tokyo Disneyland

Cerimônia de Despedida

12/1- passamos a manhã estudando no obitsu tyu, almoçamos e teve a festa de despedida do shisetsudan em obitsu, teve fortes emoções, e muitas boas lembranças.

Um dia cheio atividades em Obitsu

13/1- De manhã, fomos ao Obitsu tyu, e tivemos aulas de shodô em camisetas e almoçamos カレー(curry) e feijoada, comemoramos 2 aniversários adiantados, a tarde, fomos na loja do Yanai-san para escrever nossos nomes onde todos os membros dos antigos shisetsudan escreveram seus nomes.

1°Dia em Tamagawa-Gakuen

14/1- acordamos cedo, tiramos as nossas malas e partimos ao tamagawa gakuen, depois q chegamos, entramos nas casas e fomos almocar com os alunos de tamgawa e tivemos uma aula com eles. apos a aula tivemos uma pequena festa de boas vindas com os alunos do colegial e logo depois tivemos uma outra festa de boas vindas dos professores de tamagawa

2°Dia em Tamagawa-Gaken

15/1- Fomos ver uma palestra sobre o curso de pedagogia, conversamos com os alunos do daigaku(universidade) e depois fomos a aula de coral com alunos do colegial, almoçamos e tivemos um pequeno debate com os alunos do tamagawa daigaku e depois fomos conhecer os cursos livres de tamagawa, voltamos e fomos jantar em um restaurante perto do alojamento

3° e Último dia em Tamagawa-Gakuen

16/1- Voltamos para o hotel em Tóquio, visitamos a unidade central do Rinri, fizemos nossas malas de 15 dias para a viagem de shinkansen(trem-bala) e tivemos um dia livre para fazer o que quiser, maioria foi fazer compras e 7:30 voltamos para o hotel para a reunião e dormimos

Início da Viagem de Shinkansen - Mie

17/1- acordamos cedo e fomos pegar trem e shinkansen para Suzuka, conhecemos o circuito de suzuka, tiramos fotos onde entrega o premio da Fórmula 1, e brincamos no parque do circuito, fomos a Estação de Mie e nos hospedamos no Jingukaikan, um hotel famoso que se localiza perto do Isejingu, jantamos no hotel e tomamos banho de おふろ(banheira)

Nara Kouen e Toudaiji

19/1- Saimos cedo do hotel e visitamos o 奈良公園 e 投打時, em seguida fomos ver o 金閣寺, e para finalizar o passeio do dia, fomos ao kyo mizudera, e passamos em lojas, q fica na ladeira q se encontra o templo

Urasenke, Hiroshima

Genbaku-Doumu

21/1- Fomos para o 宮島 com alguns alunos de economia da universidade de 広島, almoçamos por lá e comemos o famoso お好み焼き de 広島, depois fomos ao Palácio do governador de 広島 nos encontrar com o atual governador e o presidente da camara dos deputados. Depois saimos para ir ate 平和公園 e 原爆童夢, fazer uma homenagem a aqueles que morreram por causa da bomba, em seguida fomos ao museu de 広島, conhcer melhor a historia da bomba de hiroshima. Fomos jantar com deputados e o estudantes q passaram o dia conosco em um restaurante que fica localizado no centro de Hiroshima. Comemos, conversamos, cantamos e tiramos fotos e depois voltamos para o hotel de taxi

Hospital da Cruz Vermelha e Tottori

22/1- Fomos para o hospital da cruz vermelha de manhã para saber mais um pouco sobre o que a bomba causou e causa para os afetados, vimos os orgãos e ossos das pessoas q morreram por causa da radiação e vimos um pequeno filme sobre hiroshima e o hospital voltamos para a estação de Hiroshima e fomos almoçar com os alunos que nos acompanharam em 宮島(miyajima), logo depois fomos pegar a mala e pegamos o 新幹線(shinkansen) para 鳥取県(Tottori)

Dia em Tottori

23/1- Saímos cedo da casa do nosso homestay em Tottori para ir ao 青谷高校(Colégio de Aoya), passamos a manha conhecendo a escola, jogamos o jogo de carta tipica japonesa com os alunos do 青谷高校 e comemos bolo e tomamos chá para encerrar nossa visita que mais tarde apareceu na tv, almocamos, e fomos ver o centro de pesquisa super avançada de reflorestamento em ambientes deserticos, era impressionante o metodo que usavam para plantar arvores em terra de areia, em seguida fomos nas famosas dunas de Tottori.                 Quando chegamos, assistimos um pequeno video e todos sairam correndo ate o outro lado da duna. Depois de subir toda a duna vimos um lindo mar. Ao acabar o passeio, fomos nos encontrar com o prefeito de Tottori e tivemos uma boa conversa com ele.

2°Dia e Tottori

24/1- Saimos cedo das nossas casas e fomos em 5 museus diferentes, museu das crianças, da história do Japão, desde a pré-história, dos filmes, do carangueijo e de Tottori. A tarde, saimos para ir no hotel onde estava hospedada as senseis.

3°Dia em Tottori, Aulas de Esqui e Taiko

25/1- Saimos cedo do hotel para o centro de esqui, a viagem durou cerca de 1hora, pegamos nossas roupas de esqui alugadas fomos ao hotel, vestimos e fomos no centro. antes de todos esquiarem, os professores nos separaram em grupos avancados, intermediarios e básicos. ensinaram algumas coisas e depois de um tempo, fomos descer de esqui na montanha. Depois do esqui, fomos ver uma apresentacao de taiko na vila proxima da montanha onde estavamos, apos a apresentacao de taiko, tentamos aprender o taiko. Depois, todos nos jantamos sukiyaki e ficamos conversando com os alunos de taiko.

RINRI

26/1- Saimos cedo do hotel, e fomos para a estação de shinkansen e fomos para Rinri, junto com o Keizo e a Ester, lá, tivemos algumas atividades, jantamos e as 22horas, todos estavam dormindo no tatami.

Último dia no RINRI

27/1- Acordamos cedo para realizar mais atividades, depois teve o café da manhã. Voltamos para o hotel, em Tokyo e ficamos trabalhando o resto do dia.

Abashiri

30/1- Fomos a 網走小学校, brincamos um pouco na neve e depois, tivemos uma cerimonia de boas vindas, almocamos na escola e fomos para o museu de Abashiri e a noite partimos para Sapporo.

Sapporo

31/1- De manha, fomos ver o preparativos do札幌雪祭り(Festival de Escultura de Neve de Sapporo), fomos para predio do parlamento, depois fomos almocar ramen e pegamos um trem e um onibus para ir para か開拓の村(Kaitaku no Mura) ver como que os antigos povos conseguiram sobreviver no frio de Hokkaido e brincamos na neve a tarde inteira.